sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Informações importantes pra você não entrar,ou sair desta droga.


Por mais que a pessoa beba socialmente, via de regra, o indivíduo é considerado alcoolizado após ingerir 2 doses de bebidas destiladas, ou até mesmo 2 latas de cerveja. Segundo pesquisa no Hospital de Clínicas de São Paulo, cerca de 15% da população brasileira sofre de alcoolismo. ÁLCOOL TAMBÉM É DROGA !
O alcoolista não bebe com prazer, e sim para que o efeito comece logo. Prefere comer um pouco enquanto bebe, para não diminuir o efeito da bebida. Se comer, a oxidação do álcool será maior, sua eliminação da corrente sanguínea mais rápida e o efeito menor.
O alcoolismo é uma doença incurável, de determinação fatal e progressiva até mesmo em período de abstinência, entretanto, existem tratamentos para interromper o crescimento da doença.
Primeiros Socorros
As orientações que se seguem, contidas no livro SOS - Cuidados Emergenciais, (1a.ed.,Editora Rideel, São Paulo, 2002, p.391), destinam-se ao pessoal de Emfermagem, no atendimento de pessoas alcoolizadas:
Colocar o paciente em lugar calmo e protegido e monitorar frequentemente os sinais vitais;
Observar o paciente cuidadosamente e garantir a via aérea adequada;
Fornecer oxigênio suplementar e coletar sangue para análise laboratorial, conforme ordem médica;
Dar xarope de Ipecacuanha, conforme ordem médica, se o paciente ingeriu álcool dentro das últimas 1 a 2 horas (especialmente se for criança); proceder à lavagem gástrica, se necessário. Dê carvão ativado e catártico salino, conforme ordem médica; e
Observe os sintomas da abstinência ao álcool, que podem ser leves (ressaca, cefaléia, tremedeiras, náusea, vômito, ataxia leve) ou graves (convulsões, nível de consciência diminuido, náusea, vômito, fotofobia, alucinações, leve nistagmo lateral, ataxia).
Só o tempo resolve. O álcool no corpo é eliminado através do fígado, pela respiração, suor e urina. Esse processo pode levar de 6 a 8 horas.




Beba com moderação
Os filhos de pais alcoólatras têm um risco até 4 vezes maior de desenvolver a dependência. Existem também os fatores genéticos que predispõem ao vício. O álcool provoca o desejo mas rouba a performance do homem nas relações sexuais, podendo torná-lo momentaneamente impotente. Se não bastasse, o uso do álcool aumenta as chances de você ter comportamento de risco para a AIDS (transar sem camisinha).
Um estudo constatou um maior risco relativo para suicídio e acidentes fatais entre mulheres que consumiam acima de 3 doses diárias de bebidas alcoólicas (Ross et al., 1990). Estudos preliminares indicam que beber de maneira excessiva regularmente pode danificar o cérebro de adolescentes e de jovens adultos, destruindo as células que ajudam a governar o aprendizado e a memória.
O álcool está relacionado a 50% das mortes por acidentes de carro, 50% dos homicídios e 25% dos suicídios. O risco de acidentes por ingestão de bebidas alcoólicas pode ser avaliado segundo o quadro abaixo:
RISCOS DE ACIDENTES
DOSE
RISCO
0,6 g álcool por litro de sangue
50% maior do que se tivesse bebido com moderação
0,8 g álcool por litro de sangue
4 vezes maior do que a dose anterior
1,5 g álcool por litro de sangue
25 vezes maior do que a dose anterior


Consequências Físicas do Uso em Excesso
acidentes (no lar, no serviço e nas estradas);
alterações no sangue (hemorragias, hepatite e outras);
ossos e articulações (ácido úrico elevado, degeneração dos ossos e outros);
lesão cerebral (síndrome de Wernicke-Korsakoff, degeneração cerebelar, ambliopia);
câncer (na boca, esôfago, estômago, fígado e outros);
pulmão (pneumonia, tuberculose e outros problemas);
epilepsia;
síndrome fetal (vide parágrafo anterior);
coração (arritmias, cardiopatia, hipertensão e doença coronariana);
lipemia;
hipoglicemia;
fígado (cirrose hepática e outras doenças);
miopatia;
pancreatite;
neuropatia (ou neurite) periférica);
sexo (disfunção testicular e impotência); e
esôfago e estômago (efeitos corrosivos diretos do álcool sobre estes órgãos como: gastrite, úlcera péptica, esofagite e síndrome de Mallory-Weiss). FONTE: Revista Plantão Médico - Drogas, Alcoolismo e Tabagismo, Editora Biologia e Saúde, Rio de Janeiro, 1998, pág.67.
Outros Dados sobre o Álcool
É preciso saber que o álcool é a porta de entrada das drogas !.
A idade em que o adolescente começa a tomar álcool está cada vez menor, com a média atual em 13 anos.
As causas do alto número de pessoas dependentes de bebidas alcoólicas no Brasil deve-se, principalmente, à cultura nacional. A cerveja, p.ex., é aceita como uma bebida tradicional e a cachaça é conhecida como "caninha da roça", "bebida de macho" e outros slogans.Você bebe no frio para esquentar e no calor para esfriar.
Para acabar com o vício, o usuário de álcool precisa ter consciência do problema que está enfrentando e o desejo de se livrar dele. Isso pode ser feito através da desintoxicação em Clínicas Especializadas e com o indispensável apoio e compreensão da família.
Em geral, nosso fígado leva uma hora para processar 30 gramas de álcool (aproximadamente uma latinha de cerveja).
O álcool interfere no processo de concentração no trabalho e os alcoolistas estão justamente na faixa de maior produtividade do indivíduo (entre 25 e 45 anos).
O álcool é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito, porque altera a percepção do espaço, do tempo e a capacidade de enxergar bem.
O alcoolismo é uma doença crônica, incurável e progressiva, que mina o organismo, atacando todos os seus órgãos.
Pesquisa realizada em 5 capitais brasileiras revelou que 45% dos jovens entre 13 e 19 anos envolvidos em acidentes haviam ingerido bebida alcoólica.
O consumo global, expresso em g/kg peso corporal, multiplicado por anos de bebida, fornece um elemento preciso de previsão da incidência de cirrose hepática.
A lesão hepática é a consequência (a longo prazo) mais séria do consumo excessivo. Ocorre um aumento do acúmulo de gordura (fígado gorduroso), que progride para uma hepatite (inflamação do fígado) e termina com necrose e fibrose hepáticas irreversíveis.
Por não apresentar cargas elétricas e por ser altamente solúvel em gorduras, é rapidamente absorvido pelo organismo. Uma quantidade apreciável é absorvida já no estômago. Ingerido com o estômago vazio, produz um efeito muito maior.
Cerca de 90% do álcool é metabolizado no corpo e 5 a 10% é excretado (sem modificações) no ar expirado e na urina. Essa fração serve de base para a estimativa das concentrações sanguíneas de etanol por dosagens na respiração (bafômetro) ou na urina.
Admite-se que a proporção entre as concentrações de etanol no sangue e nos pulmões seja de 21%, ou seja, 1 mg de sangue contém uma quantidade de álcool equivalente à que contém 2,1 litros de ar dos pulmões. A concentração na urina é mais variável e fornece uma medida menos precisa das concentrações sanguíneas.
A taxa de eliminação do etanol do organismo praticamente independe de sua concentração no sangue e corresponde, no homem, a cerca de 0,1 g/kg peso.hora ou cerca de 10 ml/h em uma pessoa normal.
Os alcoólatras são difíceis de se anestesiar com drogas como o Halotano.


Juventude e Álcool, uma Química que não combina!



22,Maio 2007 · Arquivado em Uncategorized



Quem tem o hábito de frenquentar os mesmos Points que os jovens e adolescentes, ou circula pelos arredores de escolas e universidades da cidade de São Paulo, principalmente as quintas e sextas feiras, pode perceber a gravidade da situação. O número de Jovens, meninos e meninas, ingerindo os mais variados tipos de bebidas alcoólicas, transbordam dos bares e invadem as calçadas, praças e ruas, impedindo o trânsito de automóveis e pedestres. Este tipo de comportamento, encarado como uma das muitas transgreções, típicas da adolescência, não tem recebido a devida atenção por parte da família e da sociedade e vem assumindo contornos de calamidade. Pesquisas realizadas (revista veja, pag. ed.) constatam que o consumo exagerado de alcóol causa danos cerebrais irreversíveis, provocando déficits na memória, dificuldade no auto controle, falta de motivação, e ainda propícia ao usuário o perigo de se tornar um alcoólatra. O alcóol é uma droga liberada, tolerada pela sociedade e as vezes incentivada pelos próprios pais. Embora exista a proibição da venda á menores, na maioria dos estabelecimentos as leis não são respeitadas.
As propagandas de bebidas alcólicas foram proibidas no Brasil, pois influenciavam o uso de uma droga silenciosa e liberada.
É comum encontrar adolescentes, pegando carona com jovens maiores e burlando a lei, utilizando documentos adulterados para a compra e uso do alcoól. No Brasil a iniciação ao uso do alcoól se dá cada vez mais cedo: aos doze anos. Enquanto que nos anos noventa ocorria aos catorze anos, o que torna a situação ainda mais sombria, pois além de causar danos neurológicos, o uso do alcool expõe os jovens a distúrbios de comportamento causando riscos mais imediatos, como: envolvimento em acidantes de trânsito, violência sexual, sexo sem proteção e brigas.
O hábito de beber também pode deixar o jovem mais vulnerável á outros tipos de drogas, pois ao ingerí-lo ele perde a capacidade de raciocínio, ficando impossibilitado de medir a consequência de seus atos. É dever dos pais, da escola e da sociedade alertar esses jovens sobre os perigos que estão correndo, a fim de evitar danos maiores no futuro, uma vez que a maioria deles, podem ignorar as implicações, pessoais e sociais que possam vir a sofrer devido ao uso inadequado de qualquer tipo de bebidas alcoólicas.
Conhecer o problema é a maior forma de prevenção .

A organização mundial da saúde considera o alcoolismo uma doença de caráter triplo, pois afeta a mente, o físico e o social. Membros experientes participantes do programa de Alcoólicos Anonimos (AA) afirmam que o Alcoolismo pode levar a insanidade ou até a morte. A doença não tem cura, mas pode ser detida por total abtinência do acool. Muitas pessoas acham que alcóolico é aquele indivíduo que está jogado nas calçadas, porém, nos lares brasileiros existem milhares de pessoas que sofrem por causa da ingestão excessiva de alcóol. Um dos sintomas da doença é a compulsão pela bebida. É considerado alcoolico o indivíduo que quando bebe causa algum problema para si ou para as pessoas com quem se relaciona. Ele sabe que não pode beber, mas não consegue deixar de fazê-lo, pois ao ingerir o primeiro gole sempre acaba embriagado. porém Existem muitos tratamentos para o alcoolismo e o primeiro passo para a cura é o forte desejo parar de beber.
Um doente alcóolico pode afetar muitas pessoas, principalmente aquelas que convivem diretamente com ele. Essas pessoas passam se preocupar com a maneira de beber da outra e tentam protegê-la e controlá-la. Não conseguindo acabam se sentindo frustradas , culpadas e fracassadas.
O AL_ANON é uma associação de parentes e amigos de Alcóolicos que se reunem para discutir os problemas que têm em comum. Não é ligado a nenhuma ceita ou religião, seu único propósito é proporcionar alívio para aqueles que sofrem devido a maneira de beber de alguém.

Preocupação com a juventude

«Crise de militância» assola juventude agrária

Atualmente, a Juventude Agrária e Rural Católica (JARC) está a atravessar uma «crise de militância», efeito causado por tantas crises que assolam a sociedade actual. A indicação é dada por Sofia Martins, animadora deste movimento na diocese de Lisboa, durante um encontro nacional, que juntou, em Braga, 19 animadores, durante este fim-de--semana, subordinado ao tema geral do movimento “Geração (à) rasca”.
O objectivo essencial do encontro era «dar formação aos animadores mais jovens» a partir do método, usado pelos Movimentos da Acção Católica, de revisão de vida (ver, julgar e agir), refere Vera Vieira, animadora da equipa nacional.
Para esta responsável, militante do grupo de base de Castelo de Neiva, Viana doCastelo, era necessário dar aos novos animadores «dinâmicas de trabalho mais atractivas» e, nesse sentido, «pedimos a antigos militantes, para falarem aos novos animadores contando a sua experiência de vida em relação ao método de revisão de vida».
Durante a formação que terminou ontem, os animadores, analisaram, também, temáticas ligadas aos valores e contravalores dos jovens actuais. Em dois grupos de trabalho debateram questões ligadas à sexualidade e ao alcoolismo na juventude. Este trabalho vai levar à organização de algumas campanhas de sensibilização que os grupos de base poderão projectar, em estreita colaboração e ligação com as paróquias onde se inserem.
As dioceses de Braga e Viana do Castelo, juntamente com a de Lisboa, são as que mais militantes abarcam, referem as animadores nacionais, em declarações ao Diário do Minho.
Em Braga, existem seis grupos de base do movimento e em Viana do Castelo há dois. «Os grupos de base são a força do nosso movimento» defende Vera Vieira, esclarecendo que toda a estrutura hierárquica do movimento existe como suporte a estes grupos.
Nos próximos encontros quer diocesanos quer nacionais, vai ser estabelecido o plano de actividades para 2008. «Porque somos apoiados pelo Instituto Português da Juventude há a necessidade de estabelecer as actividades e de nos regularmos pelo ano civil», afirma Vera Vieira.
A JARC é um movimento da Ação Católica dos jovens no meio rural. Atua, como associação de leigos, em colaboração direta com a hierarquia da Igreja, na evangelização dos jovens e na preparação de adolescentes para a futura militância, no organismo que se chama Acção Católica para os mais Novos (ACN).
A nível nacional a JARC, incluindo a ACN, conta com cerca de 500 militantes até aos 25 anos. A grande actividade nacional do movimento, refere Sofia Martins, é a realização dos campos de formação e de férias, habitualmente, no período de férias e a “festa nacional”, que reúne todos os militantes, pelos meses de Abril ou Maio.
Nacional Diário do Minho 26/11/2007 11:20

Viagem inesperada...

O alto preço do sonho americano

Saudade de casa, jornadas excessivas de trabalho, pressão natural de quem vive em um país estranho. Os imigrantes brasileiros têm pago um preço muito alto pelo chamado ‘sonho americano’ e muitos deles buscam no vício (cigarros, bebida, remédios e outras drogas) o alívio para suas carências e decepções. “É difícil afirmar com certeza, até porque as pessoas muitas vezes não admitem suas fraquezas, mas acredito que a maior parte da comunidade brasileira nos Estados Unidos recorra ao uso de algum tipo de substância para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia”, arrisca Denise Prado, voluntária e coordenadora do programa ‘Celebrando a Recuperação’, da Primeira Igreja Batista do Sul da Flórida, que lida com usuários químicos, alcoólatras e viciados em pornografia, entre outros tipos de dependentes.

Para os psiquiatras, isso já tem um nome próprio: ‘Síndrome de Ulisses’, um transtorno psicológico que atinge cada vez mais os imigrantes e que é provocado, principalmente, pela solidão, sentimento de fracasso e pela decomposição de um sonho. Muitos acreditam que a mudança para um novo país pode representar a felicidade plena e acabam sofrendo com uma realidade mais cruel do que a esperada, aproximando-os de artifícios para lidar com a frustração. “Realmente recebemos no programa homens e mulheres que admitem como início da dependência alguma decepção e os casos são mais comuns do que se imagina, especialmente em se tratando de alcoolismo, depressão e drogas pesadas”, admite Denise.

E ela pode falar com propriedade: há 20 anos morando nos Estados Unidos, essa mineira de Mantena já enfrentou uma barra pesada e, depressiva, chegou a tentar o suicídio. Hoje, se sente feliz em poder impactar a vida de outros através do ‘Celebrando’. O grupo, atualmente com 60 pessoas, se reúne semanalmente para trocar experiências sobre suas compulsões e debater acerca do que chamam de “oito princípios da recuperação”, uma lista de preceitos bíblicos que ajudam aos dependentes a se livrarem do vício (ver lista abaixo). Os encontros acontecem às quartas-feiras, entre 8 e 10 pm, na sede da Igreja.

Outro que também viveu momentos complicados foi o músico Rafael Faria, que apesar de também ter nascido numa família cristã, se envolveu com todos os tipos de drogas na juventude e chegou a ser internado numa clínica de reabilitação. “Foram momentos terríveis e sei que muitos da comunidade estão passando por isso aqui nos Estados Unidos, pois não vêem perspectivas para suas vidas”, disse o rapaz, que vive na América desde 2001.

Ao chegar ao fundo do poço, Rafael foi resgatado em sua própria casa, quando a mãe começou a organizar encontros da juventude, uma espécie de sarau com muito bate-papo. Nascia ali o Força Jovem, grupo que se reúne na Igreja Adventista do 7º Dia, de Fort Lauderdale, nas noites de sexta-feira e domingo, e tem o objetivo de transformar as vidas das pessoas através da linguagem universal da música. “Os brasileiros precisam entender que existe um caminho melhor do que as drogas, a bebida, os remédios”.

O psicoterapeuta Rodrigo Diniz, que já viveu nos EUA e recentemente escreveu um artigo sobre o que chamou de síndrome do imigrante com estresse, alertou para o crescente número de estrangeiros com problemas psicológicos. “Ao mudar de país, a tendência, especialmente para os indocumentados, é o sofrimento pela solidão, pela alimentação desregrada e pela falta de tratamento médico, até porque temem ser apanhados pelas autoridades”, disse o profissional da área de saúde, que há poucos meses passou duas semanas imerso na comunidade brasileira para coletar dados para seu trabalho e ficou impressionado com a quantidade de imigrantes em processo de autodestruição.

Para ele, na hora do desespero, é fundamental que as pessoas percebam que há outros que passam ou passaram pelo mesmo problema e que existe uma luz no fim do túnel. Daí a importância de grupos como o Celebrando e Força Jovem. “Admitir a doença, para si e para os outros, é o primeiro passo para a recuperação dos vícios”, diz Rodrigo.


Os 8 princípios do Celebrando a Recuperação

Reconheço que não sou Deus. Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer as coisas erradas e que a minha vida está fora de controle.


Eu acredito de todo o coração que Deus existe, que Ele se importa comigo e que tem o poder de me ajudar em minha recuperação.


Conscientemente escolho confiar toda minha vida e minha vontade aos cuidados e controle de Cristo.


Unilateral e abertamente analiso e confesso todas as minhas falhas a mim mesmo, a Deus e a alguém da minha confiança.


Peço, humildemente, que Deus remova meus defeitos de caráter e, voluntariamente, me submeto a cada mudança que Ele queira fazer em minha vida.


Examino todos os meus relacionamentos, oferecendo perdão àqueles que me fizeram mal e reparando os danos que causei a outras pessoas, exceto quando fazê-lo provocaria mais danos a essas pessoas ou a terceiros.


Reservo, diariamente, um tempo com Deus para auto-avaliação, leitura da Bíblia e oração, a fim de conhecer a Deus e a Sua vontade para minha vida e obter a força para segui-la.


Anuncio, tanto pelo meu exemplo como pelas minhas palavras, estas Boas-Novas a outros, conforme agradar a Deus me usar.



Por Carlos Wesley - AcheiUSA Newspaper

Foça do Bem

Terceira arranca com programa de prevenção de drogas
Regional08/11/2007 08:11:8

O "Programa de Informação e Apoio à Prevenção Primária" (PIAPP) para toxicodependentes, promovido pela Casa do Povo de Santa Bárbara da Terceira, vai ter um financiamento de 68 mil euros.Este programa-piloto, apoiado Direcção Regional da Juventude dos Açores, destina-se a participantes com idades que variam entre os 14 e os 32 anos, esperando abranger um total de cerca de 4 mil pessoas, em particular os jovens.As acções a empreender destinam-se igualmente a responsáveis e animadores de grupos de jovens, pais, profissionais da educação e outros agentes ligados à prevenção primária de toxicodependentes.Na apresentação do programa, o director regional da Juventude, Bruno Pacheco revelou que "este é uma rampa de lançamento para outras iniciativas com o mesmo fim, alargadas a outras ilhas do arquipélago"."O PIAPP, mais alargado e ambicioso, tem origem na realização, em Setembro, do primeiro curso ´Jovem a Jovem´ que decorreu também em Santa Bárbara e que teve uma apreciação positiva por parte do executivo regional", acrescentou.Segundo Bruno Pacheco, "a lógica principal não é a do financiamento mas a da parceria, uma vez que as acções procuram sensibilizar os jovens, e a população em geral, para a cidadania e voluntariado para o combate às toxicodependências"."A promoção do voluntariado ajuda a que os jovens, que normalmente têm disponibilidade para participar em projectos em que acreditam, ganhem consciência cívica e participem na resolução dos problemas locais", disse.Bruno Pacheco chamou ainda a atenção para o facto de no arquipélago "só uma pequena parte da população jovem" ter "comportamentos desviantes", uma vez que, na sua opinião, "mais de 90% dos jovens não tem estes problemas".Durval Santos, presidente da direcção da Casa do Povo de Santa Bárbara, realçou, por seu lado, que "se está perante um problema complexo", considerando que "a problemática das dependências é a ponta de um iceberg debaixo do qual se encontram as verdadeiras razões para a marginalidade e delinquência juvenil".Este responsável defende por isso a necessidade de obter "uma informação científica pormenorizada sobre as dependências" e, sobretudo, "lançar um alerta vigoroso para os valores e atitudes que sejam alternativa ao consumo de substâncias viciantes".O projecto prevê a realização dos programas "Jovem a Jovem", "Castelos de Risco", "XL-Jovem" e os cursos de "Mediadores Sociais" e "Facilitadores".A acção mais longa é o programa "XL-Jovem" que decorre entre Dezembro do corrente ano e Dezembro de 2008, abrangendo 3.600 jovens entre os 14 e 25 anos e prevê cursos de cidadania, Bar-XL saudável e marchas que têm por base o combate ao alcoolismo.A palavra do leitor

Combate ao alcoolismo em Angola

Futebol: Dez equipas juvenis disputam campeonato escolar no Moxico


Luena, 28/11 – Dez equipas de futebol participam desde hoje, no Luena, num campeonato escolar em juvenis, organizado pela congregação Salesianos de Dom Bosco, afecta à Igreja Católica.O certame, denominado "Férias Bosco 2007", conta com o apoio do ex-atleta do Atlético Sport Avião (ASA), Ricardo Job Estêvão, e participação de 220 jogadores.Segundo o padre Alfredo Francisco, da comissão organizadora, o campeonato visa ocupar os tempos livres da juventude para evitar o alcoolismo, drogas e outros males neste período de férias e descobrir novos talentos.A competição, que se estenderá até ao dia 30 de Janeiro de 2008, é disputada no sistema de todos contra a duas voltas.